Pensamento positivo, é negativo?

Estava eu navegando pelas infinitas páginas da internet, quando me deparei com uma matéria que me chamou a atenção, o título da reportagem era “Chega de Pensamento Positivo”. Eu me perguntei – Como assim chega de pensamento positivo? Não acredito que vão incentivar o pensamento negativo agora.. – Então eu entrei na matéria, e falava mais ou menos assim:

Pensamento Positivo?

Pensamento Positivo?

As palavras ditas em voz alta até beneficiam, modestamente, as pessoas que já possuem autoestima elevada, mas não fazem nada bem a quem tem a autoestima baixa, a explicação dos estudiosos é que quando ouvimos afirmações radicalmente opostas àquelas em que acreditamos, nós nos mostramos descrentes e tendemos a aderir com mais força nossa posição original, por exemplo, uma pessoa que não se considera lá essas coisas, ao ouvir de si própria que é genial, ou linda, ou adorável, tende a achar-se mais desprezível que antes. A matéria ainda cita assim: “Um dos maiores problemas da doutrina do pensamento positivo é que ela propõe agir sobre os efeitos, não sobre as causas. É certo que pessoas com baixa autoestima produzem menos do que são capazes, e estimulá-las é um dos caminhos para que melhorem. Mas o estímulo tem de vir acompanhado de treinamento. O ideal, portanto, é que tenhamos uma autoestima condizente com nossas capacidades. Ou um pouco acima, para nos incentivar a progredir.”

Bom, agora em minha humilde opinião, concordo com a matéria quando ela diz que não devemos ter a autoestima elevada demais, pode atrapalhar em certas situações, mas convenhamos, pensamento positivo não faz mal a ninguém. Espero que tenham gostado da reportagem, agradecimentos a Revista Época e ao G1, da onde essa matéria foi retirada por mim.

Até a próxima!

 
~ por Minas.com em 13/10/2009.

4 Respostas to “Pensamento positivo, é negativo?”

  1. É muito legal o blog, muito diferente também!

  2. É minha opinião para qual esse blog ?
    Caraca veeei adorei adorei ;DD
    diferente e entertido, é daqueles que me fazem ler e pensar.
    sucesso ;)
    Beijo.

  3. obs:Materia super bem articulada :D

  4. Gostei da matéria, e concordo plenamente mas não em relação á auto-estima mas, existem certas situações que eu penso negativamente esperando resultados positivos; geralmente quando eu crio uma expectativa positivista demais eu sempre sou contrariada, e nada sai do jeito que eu esperei. Acredito então, que ‘A expectativa é a mãe da decepção’
    Mas em relação á auto-estima é verdade.. Pessoas com auto-estima baixa tendem á ficar pior quando dizem coisas delas que elas não acreditam;
    Adorei a matéria, super interessante :D beijos!

Deixe um comentário

 
